sábado, 16 de janeiro de 2021

Aula 14 - PMC (Project Model Canvas) - parte 1

Descrição:
A segunda ferramenta que iremos ver, e que complementa a primeira, é o PMC (Projetc Model Canvas).
O PMC é considerado uma metodologia inovadora de gerenciamento de projetos. Portanto, depois de identificado "o que fazer" com o SCAMPER, temos que planejar "como" fazer. Aí temos que elaborar o projeto de implementação de tal mudança. 
A elaboração de um Projeto utilizando ferramentas tradicionais de Gerenciamento de Projetos além de demorado, envolve a produção de muitos documentos e tem um nível de complexidade alto, que muitas vezes desestimula o pequeno empresario a realizá-lo.
O PMC traz uma metodologia mais simples e acessível.
O fundamento do PMC está em que diferentes pessoas criam em conjunto um plano de projeto utilizando uma folha A3 e post-its. 
Portanto, trata-se de um método colaborativo pleno, no qual todos os stakeholders do projeto participam com proatividade, suprimindo a tão conhecida burocracia e o excessivo preenchimento de documentos desnecessários. 

Aula:


Material Base:
O primeiro vídeo é uma "aula" explicando o PMC pelo próprio idealizador da ferramenta: Prof. José Finocchio Jr.


Mais um vídeo, que na verdade é uma animação, ilustrando de forma simplificada o PMC, realizado pelo próprio prof. José Finocchio Jr.


Um último vídeo, mostrando a parte de como fazer o PMC, dentro de uma empresa de Marketing Digital.



Para complementar o processo de aprendizagem, seguem mais dois textos, enfatizando aspectos já tratados nos vídeos acima, apenas com o intuito de fixar o essencial. São eles:

Um artigo elaborado por José Finocchio Jr, falando sobre o que é PMC, seus benefícios e forma de construí-lo.   Texto: Project Model Canvas: planejamento em uma folha!  <aqui>

Eu segundo texto, que na verdade é uma apresentação (slides) que foi compilada pelo governo do estado do Espirito Santo. Trata-se de um bom resumo: <aqui>

Materiais Complementares:
Apenas para complementar... o PMC é uma variação do BMC (Business Model Canvas). A seguir um vídeo explicando o BMC, apenas a título de ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário